quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O curso "Uso do blog como recurso didático" vem casar com uma necessidade que eu tinha de me aprofundar no tema para a utilização dessa ferramenta em minhas aulas de arte.

O 1º tema estudado, WEB 2.0,  aborda a numerosa quantidade de meios existentes na internet que podem ser aproveitados para utilizar pedagogicamente e que a maioria dos professores desconhecem, se não a própria ferramenta, a forma de utilização da mesma em suas aulas.

No texto a seguir falo de 4 ferramentas web 2.0 que podem ser aproveitadas e devem ser utilizadas por professores com seus alunos:


Web 2.0

Hoje tenho me interessado muito sobre a mobilidade na internet. Utilizo muito meu smartphone para o acesso à internet, mais mesmo do que para telefonar. Procuro explorar o máximo das potencialidades que os programas oferecem e de que modo eles podem ajudar na educação.

Sei que essa ainda não é a realidade de meus alunos, pois trabalho na rede pública, mas acredito que dentro em breve esse acesso já será possível e quero estar pronta para inserir a educação pública nesse mundo.

Então para falar de web 2.0 resolvi que além das 2 ferramentas solicitadas, irei falar também de 2 aplicativos que utilizo no meu Android e que considero interessante de serem explorados.

O primeiro deles é o Evernote – um aplicativo que o próprio nome diz: serve para tomar notas; mas não é só isso. Ele é capaz de fotografar, por exemplo, o quadro negro e fazer um upload, que o programa não só guarda a imagem como também a transforma em texto pesquisável. É multi- plataforma, ou seja, funciona no MAC, Windows, iPhone, Android, etc.
As anotações feitas nele podem ser de texto, páginas web (inteiras ou parcial), áudio, emails, imagens, etc. e você pode criar suas anotações de várias maneiras, como por exemplo escrevendo diretamente, copiando e colando, clipando e fazendo anotações em cima do clip, etc.
Você pode criar pastas e mover seus arquivos entre elas, além de criar tags também. É possível fazer buscas por palavras-chave, data de criação ou modificação e mídia de onde foi capturado. Por fim, para fechar com chave de ouro, você pode compartilhar todas as suas anotações tanto por email ou em blogs, ou torná-las públicas.
Há de fato muita coisa para ser explorada e acho que seu uso na educação poderá ser significativa se bem utilizada.

Outra ferramenta móbile que estou tentando me aprofundar é o Power Note – que é um aplicativo android vinculado ao Diigo – site comunitário em que você trabalha na nuvem. Nele você faz a sua biblioteca, seus trabalhos, cria grupos, faz parte de comunidades de interesses afins, etc.
Através dele você pode em qualquer site da web, destacar textos ou parte deles em qualquer cor e depois salvá-los, criar tags e compartilhar com grupos, adicionar notas em qualquer site da web, gravar falas, tomar nota, fotografar, capturar imagens de suas pastas e compartilhar isso tudo por email, twitter, facebook, Google Buzz, etc. Acho que dá um “bom caldo”, mas preciso explorar mais.

WebQuest – Ultimamente tenho estudado a respeito dessa ferramenta e tenho me surpreendido com a sua importância na aprendizagem colaborativa e investigativa. É uma metodologia de pesquisa toda baseada na internet e que estimula a expressão e o pensamento crítico.
Por ser totalmente direcionada, não permite que o aluno saia do foco da atividade e estimula a competitividade saudável de tentar apresentar um produto final de qualidade para se destacar diante das outras equipes.

Twitter – A utilização do twitter no âmbito educacional pode se dar de várias formas: Como fonte de avisos e comunicação com pais e alunos, como agenda de atividades e solicitação de materiais para a aula seguinte, como via de comentários sobre o assunto que está sendo estudado, como publicação breve da visão crítica do aluno sobre determinado tema, fonte de discussão, postagem de imagens, etc.

A utilização vai muito da necessidade em relação à disciplina e também da criatividade do professor na hora de estimular os alunos autilizarem de forma construtiva.


Cláudia Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário