Movimentos Artísticos

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS

Quando um grupo de artistas tem um objetivo ou ideal em comum - produzindo obras que seguem um estilo ou tendência semelhante durante certo período de tempo, dizemos que existe um "Movimento Artístico".
Os movimentos artísticos podem durar meses, anos ou décadas.
Não são restritos ao mundo das artes plásticas, podendo também englobar a dança, a música, a arquitetura, a literatura, etc.
Os Movimentos Artísticos Têm estreita relação com a época e a cultura de cada país. Ora são reflexo do que está acontecendo na sociedade, ora indicam novos caminhos para o pensamento humano.
Alguns rompem barreiras territoriais e influenciam a arte de outros povos. Outros só tem sentido em seu contexto social.
Alguns Movimentos nascem como crítica à produção artística habitual. Outros resgatam ensinamentos de antigos movimentos.


ACADEMIA   X   VANGUARDA

Em geral, podemos pensar nos movimentos artísticos da cultura ocidental dividindo-os em dois grandes grupos:

ACADÊMICOS
Quando a produção artística segue regras ditadas por uma escola ou uma  academia, de maneira alheia a novas concepções de arte, dizemos que trata-se de uma produção acadêmica.
As primeiras academias de arte surgiram na Itália, na cidade de Florença, no século XVI, e visavam manter a tradição do estilo de arte desenvolvido no Renascimento. Por isso, em geral, o termo academicismo é usado para designar escolas que cultivam um tipo de produção artística em que existe um compromisso grande com a representação da realidade e a ligação entre arte, ciência e filosofia.


VANGUARDISTAS
Quando a produção e o pensamento de um grupo propõem uma nova visão para a arte, temos as vanguardas artísticas.
Vanguarda é tudo "aquilo que está à frente". Vanguardistas são artistas que buscam inovar a arte e fazê-la avançar no tempo, ou mesmo adequá-las às mudanças do seu tempo.
 As vanguardas atuam de maneira semelhante à do universo político: geralmente possuem militantes ou seguidores e produzem manifestos, em que expressam suas propostas.




Baseado no que você acabou de ler acima e considerando 1 para a primeira imagem, 2 para a segunda e 3 para a terceira, escreva no espaço destinado a comentários qual das imagens abaixo pode ser considerada de vanguarda e por que.





Agora é só você postar sua opinião e seu comentário. Participe!!!

9 comentários:

  1. A arte e um sinal de g vç pode ir mais longe e g vç pode ir atraves da arte mais longe do g a sua imaginacão issog arte...isadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só te corrigindo se escreve VC e não 'vç' e q e não 'g' tá estuda mais um pouco!

      Excluir
  2. A relação da cultura de cada país depende da arte, a arte é um reflexo do que está acontecento no mundo, na sociedade, ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  3. Ei esse txto ai tá igual o meu livro de artes, vc tá copiand dele é a arte academica a arte vanguardista os movimento sartisticos eu pesquisei para saber de mais coisa n pra saber coisas q eu já sei!!!!!!....... Carolina Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está escrito num livro, muito bem, isso significa que foi feita uma cópia bibliográfica fiel ao assunto. Isso é muito importante, melhor que escrever coisas como muitos fazem sem ao menos verificar a bibliografia. Eu faço isso sempre no meu Blog para auxiliar meus alunos que não gostam de ler, fazendo isso, estou incentivando-os a pesquisar outros assuntos do mesmo viés. Profa Mônica- Artes Plásticas RJ

      Excluir
  4. É a segunda arte,
    pois as outras artes eu to
    achando que são academicas!@---------
    Ana Cássia-----Professora de Artes---.

    ResponderExcluir
  5. Se está escrito num livro, muito bem, isso significa que foi feita uma cópia bibliográfica fiel ao assunto. Isso é muito importante, melhor que escrever coisas como muitos fazem sem ao menos verificar a bibliografia. Eu faço isso sempre no meu Blog para auxiliar meus alunos que não gostam de ler, fazendo isso, estou incentivando-os a pesquisar outros assuntos do mesmo viés. Profa Mônica- Artes Plásticas RJ

    ResponderExcluir
  6. Para responder ao seu questionamento seria necessário entender em referência a que. Vanguarda em relação a quê?

    ResponderExcluir