Barroco

O Barroco é um estilo de arte e arquitetura que posteriormente se expandiu para a literatura, o teatro e a música. Foi criado por Borromini, na Itália em meados do século XVI e durou até o século XVIII.
Este nome vem do termo Francês barroque - que significa bizarro, esquisito, extravagante. O estilo espalhou-se por vários países da Europa até chegar ao continente americano.
A intenção dos artistas era impressionar o expectador, envolvendo-o espiritualmente com a obra de arte.
As pinturas e esculturas deste período são rebuscadas, cheias de detalhes e ornamentos. Expressam as emoções humanas de forma exagerada.
Há uma outra versão conhecida para o significado de barroco: dizem também que significa "pérola irregular" ou "pérola deformada"!
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
Principais artistas europeus do período barroco: Velazquez, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, Rubens (pintura), Gian Lourenzo Bernini (escultura) e Johann Sebastian Bach e Antônio Vivaldi (música).



BARROCO NO BRASIL (www.suapesquisa.com/barroco
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. 
Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

CARAVAGGIO

 REMBRANDT

RUBENS

 ALEIJADINHO

5 comentários:

  1. bom dia alguem sabe indicar uma igreja de ordem construida no periodo barroco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Salvador

      Excluir
    2. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Salvador

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir