terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade sobre o vídeo



 Assistam o vídeo da postagem abaixo, reflita e responda:

1) O vídeo fala de definições sobre ARTE.
 Leia atentamente todas as definições do vídeo, se necessário dê pausa,  anote as definições que você achou mais interessantes e escolha “ uma” como eleita por você a “melhor definição para a ARTE. Não esqueça de anotar o autor.

2)Observe novamente o vídeo dando maior atenção agora para as imagens. Agora pare, reflita e defina: e pra você, o que é ARTE? Crie uma definição por escrito.

3)Que importância a ARTE tem para a vida das pessoas?

4) Você gosta de ARTE? Que tipo de expressão artística mais lhe atrai? Por que?

Agora faça um comentário no blog colocando suas respostas para esse questionário.
ESTE VÍDEO E ESTA ATIVIDADE SERVE PARA REFLETIRMOS SOBRE A ARTE E OBSERVARMOS A IMPORTÂNCIA DELA EM NOSSAS VIDAS, POIS A ARTE ESTÁ TÃO PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA QUE MUITAS VEZES NEM A PERCEBEMOS.

Assistam o vídeo para fazer a atividade acima

domingo, 16 de outubro de 2011

Notícias sobre aplicativos educacionais móveis


Aplicativos educativos ganham espaço em celulares e tablets


Interatividade promete prender a atenção dos estudantes


quinta-feira, 13 de outubro de 2011 às 10:19h
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Os conteúdos educativos têm ganhado espaço em tablets e celulares
Os conteúdos educativos têm ganhado espaço em tablets e celulares
Textos, filmes e imagens em 3D juntos em aplicativos para celulares e tablets tem ganho espaço com o objetivo de entreter e ensinar. Os softwares educacionais apostam na interatividade para prender a atenção dos estudantes em disciplinas como matemática, química, história e literatura.

Uma tela colorida exibe o mapa múndi em que é possível clicar em qualquer região e fazer uma viagem sem sair do lugar. Fotos, pontos turísticos, história, moeda, economia, política, últimos conflitos, todas essas informações estão disponíveis, um prato cheio para uma boa aula de geografia. É o aplicativo Países do Mundo, para Android, listado como um dos melhores para fins educativos por Juan Diego Polo no site What's New, que pesquisa novidades no mundo online.

O editor do website também destacou o aplicativo Tabela Periódica, que por meio de uma tabela colorida traz todas as informações dos elementos químicos. O ABC Cartões Flash, para Android, também foi recomendado, uma vez que apresenta diversos desenhos divertidos que são traduzidos para o inglês. Por exemplo, a imagem de um menino é acompanhada da palavra "boy", criando uma forma visual de ensinar inglês para os pequenos. Polo ainda cita o Fórmulas Matemáticas e Verbos, que são aplicativos para Android voltados para o ensino médio e para o aprendizado de truques matemáticos e verbos em diversos idiomas, respectivamente.

Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Luciana Allan recomenda o app para iPad The Elements: A Visual Exploration, que oferece uma versão diferenciada da tabela periódica e apresenta textos, filmes e imagens em 3D para o estudo de química. Além disso, ela também acha interessante o MathBoard, também para iPad, que simula um quadro negro para ensinar diversos conteúdos matemáticos.

Do vasto universo de aplicativos disponíveis para smartphones, os educativos ainda são minoria. Segundo pesquisa da Distimo, empresa que faz análise de lojas de aplicativos, existem mais de 2,3 mil aplicativos para celulares. Deste total, 35% são games, 11% são de entretenimento e 8% são opções relacionadas à educação.

Para Luciana, aula interativa é um caminho sem volta e que deve ser percorrido por todos os professores. Ela acredita que é obrigação dos educadores se adequar às novas tecnologias e buscar por meio dos apps uma forma de motivar os alunos, assumindo um papel de "moderadores da aprendizagem em softwares" e indicando os melhores aplicativos e os espaços virtuais que mais estão em sintonia com as propostas escolares e com a grade curricular. E ela vai além quando diz que os aplicativos têm assumido uma função de cadernos eletrônicos.

Em pesquisa que analisou o uso de softwares educativos para ativar inteligências múltiplas, Mirian de Albuquerque Aquino, professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu que os aplicativos são mais do que meras alternativas às metodologias tradicionais de ensino. Ela constatou que a aprendizagem virtual, combinada com o ensino tradicional, ativa habilidades múltiplas; como representação geográfica, noções de espaço, capacidade de leitura e de raciocínio lógico e facilidade para categorização e classificação.

Fonte: Terra




http://www.portaleducacao.com.br/educacao/noticias/44479/aplicativos-educativos-ganham-espaco-em-celulares-e-tablets/?utm_source=twitter&utm_medium=noticias&utm_content=8020&utm_campaign=twitter

Blogs na educação - promove aprendizado?


Blogs na educação: por que não?

Publicado em: 10 de Fevereiro de 2006
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Como não poderia deixar de ser, os educadores entrevistados nesta reportagem mantêm seus próprios diários virtuais, nos quais abordam temas e pesquisas de tecnologia educacional, comentários sobre suas experiências e até mesmo relatos de suas vidas pessoais.
Aproveite para conhecê-los melhor acessando seus blogs! Não esqueça de fazer um comentário!
Meus Estudos em Rede
Blog da professora Clausia Mara Muzinatti
Onde anda Su?
Blog da pesquisadora Suzana Gutierrez
Aprendente
Blog do educador Jarbas Novelino Barato
Se você acredita que blogs são coisas apenas para adolescentes que gostam de espalhar suas aventuras pela rede, pode se preparar para rever seus conceitos.
Cada vez mais educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso.
Experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos.
"O blog traz infinitas possibilidades para a educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo", argumenta Clausia Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP).
Administrando um Zoológico
Fã do uso dos diários virtuais na educação, Clausia diz que os espaços devem ser um recurso mais explorado pelos professores, por serem de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos alunos.
"Os alunos aprovam a idéia e se sentem à vontade com a publicação de seus trabalhos na internet", acrescenta.
"Imaginação é o limite"
Democráticos, os blogs, a exemplo do MSN Spaces, inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior.
Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog.
Para Jarbas Novelino Barato, professor de Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo depende da imaginação do educador na hora de propor as atividades.
"É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos resultados", explica.
Estímulo à criatividade
A própria linguagem dos blogs, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.
"Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores", enfatiza o professor Jarbas.
Opinião semelhante é a da educadora Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudiosa do tema desde 2002.
"Para que as possibilidades como colaboração, co-autoria, autonomia, expressão pessoal, sejam plenamente satisfeitas, é importante que a proposta do blog permita isso", salienta.
Administrando um Zoológico
Segundo Suzana, não adianta criar um blog no qual os comentários sejam moderados ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo. "Senão, é como se fosse um caderno digital de uma proposta de ensino convencional".
Na onda dos fotologs
Até os fotologs, diários de fotos online, tão populares entre os jovens, podem trazer contribuições valiosas para a educação, como conta a professora Eliana Maria Gastaldi, professora e coordenadora da sala de Informática da Escola Municipal João Costa, de Joinville-SC:
"Quando os alunos viajam para algum lugar, para fazer estudo do meio, incentivamos que publiquem as fotos no fotolog. Eles adoram e fazem comentários sobre o que viram e aprenderam".
A professora lembra de um passeio que os estudantes da 4ª série da escola fizeram para a cidade histórica de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em setembro de 2005 http://passeiosaochico.nafoto.net/.
Na volta, ficaram empolgados com a idéia de registrar tudo na internet. Não faltaram comentários sobre o lanchinho, as aventuras e os pontos turísticos.
Crie já o seu
Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para ignorar o quanto os blogs e fotologs podem contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos. Siga nossas orientações e crie o seu agora mesmo!
Capriche na proposta da atividade. Ela deverá ser bastante atraente, para que os alunos se sintam motivados a pesquisar e publicar.
Trata-se de um blog colaborativo (todos os alunos participam), individual ou em grupos?
Veja também se irá avaliá-los pelo blog e avise quais critérios serão observados.
Publique textos complementares, dicas de links, imagens e notícias relacionadas ao assunto com freqüência, para movimentar os debates no blog.
Estimule a criatividade de seus alunos, permitindo que se manifestem sem muitas restrições.
Aproveite o espaço virtual para ampliar debates que ficaram de fora na sala de aula.
Mas lembre-se: o mais importante para o sucesso da empreitada é que alunos e professores se sintam à vontade com o novo recurso à disposição. Aproveite o momento - é hora de blogar!
Reportagem: Vivian Ragazzi
Arte: Luciana Tenório
Fotos: arquivo pessoal

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O curso "Uso do blog como recurso didático" vem casar com uma necessidade que eu tinha de me aprofundar no tema para a utilização dessa ferramenta em minhas aulas de arte.

O 1º tema estudado, WEB 2.0,  aborda a numerosa quantidade de meios existentes na internet que podem ser aproveitados para utilizar pedagogicamente e que a maioria dos professores desconhecem, se não a própria ferramenta, a forma de utilização da mesma em suas aulas.

No texto a seguir falo de 4 ferramentas web 2.0 que podem ser aproveitadas e devem ser utilizadas por professores com seus alunos:


Web 2.0

Hoje tenho me interessado muito sobre a mobilidade na internet. Utilizo muito meu smartphone para o acesso à internet, mais mesmo do que para telefonar. Procuro explorar o máximo das potencialidades que os programas oferecem e de que modo eles podem ajudar na educação.

Sei que essa ainda não é a realidade de meus alunos, pois trabalho na rede pública, mas acredito que dentro em breve esse acesso já será possível e quero estar pronta para inserir a educação pública nesse mundo.

Então para falar de web 2.0 resolvi que além das 2 ferramentas solicitadas, irei falar também de 2 aplicativos que utilizo no meu Android e que considero interessante de serem explorados.

O primeiro deles é o Evernote – um aplicativo que o próprio nome diz: serve para tomar notas; mas não é só isso. Ele é capaz de fotografar, por exemplo, o quadro negro e fazer um upload, que o programa não só guarda a imagem como também a transforma em texto pesquisável. É multi- plataforma, ou seja, funciona no MAC, Windows, iPhone, Android, etc.
As anotações feitas nele podem ser de texto, páginas web (inteiras ou parcial), áudio, emails, imagens, etc. e você pode criar suas anotações de várias maneiras, como por exemplo escrevendo diretamente, copiando e colando, clipando e fazendo anotações em cima do clip, etc.
Você pode criar pastas e mover seus arquivos entre elas, além de criar tags também. É possível fazer buscas por palavras-chave, data de criação ou modificação e mídia de onde foi capturado. Por fim, para fechar com chave de ouro, você pode compartilhar todas as suas anotações tanto por email ou em blogs, ou torná-las públicas.
Há de fato muita coisa para ser explorada e acho que seu uso na educação poderá ser significativa se bem utilizada.

Outra ferramenta móbile que estou tentando me aprofundar é o Power Note – que é um aplicativo android vinculado ao Diigo – site comunitário em que você trabalha na nuvem. Nele você faz a sua biblioteca, seus trabalhos, cria grupos, faz parte de comunidades de interesses afins, etc.
Através dele você pode em qualquer site da web, destacar textos ou parte deles em qualquer cor e depois salvá-los, criar tags e compartilhar com grupos, adicionar notas em qualquer site da web, gravar falas, tomar nota, fotografar, capturar imagens de suas pastas e compartilhar isso tudo por email, twitter, facebook, Google Buzz, etc. Acho que dá um “bom caldo”, mas preciso explorar mais.

WebQuest – Ultimamente tenho estudado a respeito dessa ferramenta e tenho me surpreendido com a sua importância na aprendizagem colaborativa e investigativa. É uma metodologia de pesquisa toda baseada na internet e que estimula a expressão e o pensamento crítico.
Por ser totalmente direcionada, não permite que o aluno saia do foco da atividade e estimula a competitividade saudável de tentar apresentar um produto final de qualidade para se destacar diante das outras equipes.

Twitter – A utilização do twitter no âmbito educacional pode se dar de várias formas: Como fonte de avisos e comunicação com pais e alunos, como agenda de atividades e solicitação de materiais para a aula seguinte, como via de comentários sobre o assunto que está sendo estudado, como publicação breve da visão crítica do aluno sobre determinado tema, fonte de discussão, postagem de imagens, etc.

A utilização vai muito da necessidade em relação à disciplina e também da criatividade do professor na hora de estimular os alunos autilizarem de forma construtiva.


Cláudia Cerqueira

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Iniciando um novo blog

Estou iniciando mais um blog  para ser utilizado como recurso didático. A intenção deste é auxiliar as minhas aulas de arte, para oportunizar aos alunos o conhecimento mais aprofundado dos assunto, incentivar a pesquisa e apreciar a beleza e o colorido das obras de arte, permitindo a troca de vivências, opiniões e expressões.